O que é essencial para mim? Como eu quero me sentir? Qual é o meu legado?
Por Nelson Carvalho
Para avaliar o quanto você está pleno, em várias esferas da sua vida, é preciso identificar o que é mais importante para você no momento. O primeiro passo é listar os Life Essencials, rastreando suas principais necessidades, vontades e desejos. O passo seguinte é fazer um balanceamento desses Life Essencials, avaliando como está a situação atual e como deveria estar no futuro.
Um dos primeiros estudos sobre as necessidades humanas e suas conexões com valores e motivações foi de Abraham Maslow, precursor da psicologia humanista, famoso pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas (Pirâmide de Maslow). A teoria de Maslow sobre motivação humana parte do princípio de que os seres humanos, depois que já satisfizeram suas demandas mais básicas, vão subindo na hierarquia de necessidades, adquirindo outras cada vez mais complexas.
Para o nosso exercício, vamos recorrer ao modelo dos sete níveis de consciência, desenvolvido por Richard Barrett, descrito no livro Libertando a Alma da Empresa (Cultrix, 2000). No âmbito individual, Barrett define sete estágios no desenvolvimento da consciência pessoal, sendo que cada um está relacionado com uma necessidade existencial intrínseca à natureza humana. A expansão da consciência dos indivíduos ocorre na medida em que eles são capazes de satisfazer essas necessidades.
Na tabela a seguir, Barrett (2009, pág.40) apresenta as sete necessidades existenciais vinculadas aos sete estágios de desenvolvimento da consciência pessoal.
Os sete níveis de consciência pessoal
Os três primeiros níveis são focados nos interesses pessoais que satisfazem as necessidades do ego, correspondentes às necessidades de sobrevivência física, segurança física e emocional.
Os níveis superiores, de 5 a 7, focam no bem-comum, satisfazendo as necessidades da alma ou “espirituais”.
O quarto nível foca a transformação. Segundo Barrett, neste nível “o ego aprende a se desapegar de seus medos para poder se alinhar com a alma”. O medo provém de acreditar que não temos o suficiente daquilo que necessitamos. Quando saímos dessa dependência nos tornamos livres.
Quais necessidades você busca no momento? Em qual nível elas operam? Você tem as habilidades necessárias para satisfazê-las?
Na tabela abaixo, liste as suas necessidades essenciais, o nível de consciência pessoal, o grau de satisfação atual e desejado, e o que você precisa melhorar para satisfazê-las (suas competências).
Bibliografia
BARRET, Richard. Libertando a alma da empresa. São Paulo: Cultrix, 2000. BARRETT, Richard. Criando uma organização dirigida por valores: uma abordagem sistêmica para transformação cultural. 1ª edição. São Paulo: Antakarana: ProLíbera, 2009.